O Prêmio VMB 2010 aconteceu na noite desta quinta-feira em São Paulo e teve a banda Restart como destaque. Ela foi indicada em cinco categorias e levou o prêmio em todas.
Esse ano, a MTV inovou e promoveu um show ao mesmo tempo em que acontecia a premiação. O Restart tocou na Praça Vitor Civita enquanto no Credicard Hall os vencedores foram anunciados.
O evento contou com a presença do grupo Mombojó, o sambista Diogo Nogueira, o jogador Neymar, o empresário Roberto Justus, a cantora Sandy - que, pela primeira vez, concorreu a prêmios sem o irmão Júnior -, a modelo paraguaia Larissa Riquelme, a banda 3OH!3, Palmirinha, os meninos "Colírios" e muitos outros.
O apresentador e humorista Marcelo Adnet, acompanhado por Marcelo D2, Fernandinho Beatbox e Sandy abriram a premiação cantando, Adnet seguiu apresentando no palco e a VJ Marimoon fez a apresentação para os internautas.
A banda NxZero levou o prêmio na categoria "Show do Ano", apresentada por Larissa Riquelme e Ronald Rios. Os outros indicados foram as bandas Otto, Capital Inicial, o cantor Arnaldo Antunes e a baiana Pitty. Na categoria "Aposta MTV", quem levou o prêmio foi Thiago Petit.
Na categoria internacional, Justin Bieber foi quem levou a melhor. Ele concorreu com Lady Gaga, Paramore, Black Eyed Peas, Ke$ha, Green Day, o rapper Jay-Z, Beyoncé, Tokyo Hotel e Katy Perry. E o jogo Super Mario Galaxy 2 foi considerado o "Game do Ano".
Roberto Justus anunciou o ganhador da categoria "Revelação do Ano", onde a banda Restart levou (com algumas vaias do público) o prêmio de "Revelação do Ano" em cima da banda Hori - que tem como vocalista Fiuk -, Replace, Hevo 84 e Karina Buhr.
A banda também recebeu o prêmio de "Melhor Clipe do Ano", que foi apresentado por Raul Gil e Gui Santana. Entre os indicados estavam nomes como Mallu Magalhães, Marcelo D2, Mombojó, Diogo Nogueira, a banda Skank e Cine.
Os antigos VJ's da "MTV", Sabrina Parlatore e Thunderbird, anunciaram um "prêmio-surpresa", que homenageou os melhores momentos dos 20 anos da emissora. Os VJ's que concorreram foram Bento Ribeiro, Fernanda Lima, Marcelo Adnet, Marcos Mion e Cazé. Quem ganhou foi Bento Ribeiro, com o programa "Massari".
Na categoria "Pop", o Restart levou o prêmio, e em "MPB" quem ganhou foi o sambista Diogo Nogueira, que dedicou a vitória à cantora Bete Carvalho.
A modelo Carol Pinheiro e Fernandona apresentaram o "Webhit", categoria que elege o melhor vídeo que circulou na internet neste ano. O vídeo vencedor foi "Justin Biba", uma paródia ao clipe do cantor de 16 anos, Justin Bieber, idealizado por Hélio de la Peña.
Na categoria "Webstar", entre Katylene, Felipe Neto, PC Siqueira, Mister Guitarman e O Criador, quem levou o prêmio foi Felipe Neto.
Vanessa Hadi e Dedé, da banda Scracho, apresentaram as categorias "Aposta Internacional" e "Música Eletrônica". A primeira, que estreia nesta edição do VMB, premiou School of Seven Bells e na segunda quem ganhou foi Boss in Drama. No momento de agradecimento, Péricles M., produtor das músicas do Boss in Drama, falou que estava surpreso e foi irônico em relação ao Restart, "achei que eles iam ganhar essa também, eles são a Lady Gaga do Brasil".
Danilo Gentile, ao lado dos lutadores Junior Cigano e Anderson Silva, anunciou o prêmio mais esperado, o "Hit do Ano". Os indicados foram NxZero com a música "Só rezo"; Skank, com "Noites de um verão qualquer"; Sandy com "Pés cansados"; Pitty com "Fracasso" e Restart, que foi o vencedor, com o sucesso "Levo comigo".
Nas categorias "Rap" e "Rock", MV Bill e Pitty, respectivamente, levaram o prêmio e o rapper dedicou o troféu ao CUFA, seu projeto em comunidades cariocas.
O craque Neymar também participou da premiação e, depois de fazer embaixadinhas com Marcelo Adnet no palco, anunciou o prêmio de "Artista do Ano". Os indicados foram: Otto, Fresno, Restart, NxZero, Sandy, Pitty, Mallu Magalhães, Capital Inicial, Skank e Arnaldo Antunes. Quem ganhou o prêmio, mais uma vez, foi a banda Restart. Mesmo muito vaiado pelo público, o grupo agradeceu muito aos fãs e declarou que estão abertos à crítica pois "ela os faz crescer".
O anúncio dos ganhadores se alternou com shows do NxZero, Capital Inicial, Otto e um Jam em homenagem aos 20 anos da "MTV" com Glória, Fake Number, VOWE e Hevo 84.
A premiação foi encerrada com uma paródia de Marcelo Adnet da "Gaiola das Popozudas", que contou com a participação de Valesca.